Impacto do fecho das agências bancárias nos pequenos negócios
Em algumas zonas rurais ou remotas, não ter acesso a um banco próximo é uma realidade quotidiana. Neste post, exploramos a forma como as pessoas enfrentam este desafio e encontram alternativas para efetuar as suas transações financeiras.
Em 2020, iniciou-se em Portugal um processo de encerramento de agências bancárias que afetou maioritariamente o interior do país. Os bancos, devido aos altos custos de manutenção das agências, decidiram abandonar as localidades cujas agências são menos rentáveis, independentemente de existirem ou não outras opções para os cidadãos ou empresários.
Como é viver sem um banco por perto?
Em Portugal, desde 2020, têm vindo a fechar cada vez mais sucursais bancárias, e há atualmente 24 freguesias em risco de ficar sem agências bancárias ou multibancos por perto. Este problema é principalmente crítico nas cidades mais pequenas, já que é agravado pelas características dos seus habitantes: uma população maioritariamente idosa, não digitalizada e que vive em locais onde a cobertura é frequentemente deficiente, pelo que o fosso digital está mais presente do que nunca.
Devido a estes encerramentos, há agora sete municípios onde uma caixa automática tem de servir uma área de 100 quilómetros quadrados de território.
A tendência dos bancos para substituírem as agências presenciais por serviços bancários online marginaliza completamente a população dos municípios que apenas dispõem de um recurso para o qual não estão preparados.
Para além disso, o horário de funcionamento dos bancos é muitas vezes limitado, durando às vezes apenas algumas horas ou só em determinados dias da semana, com o consequente congestionamento de pessoas que precisam de ser atendidas para efetuar procedimentos que podem ser simples, mas que noutros momentos exigem tempo.
A ausência de agências físicas tem um impacto especialmente negativo para os pequenos negócios que necessitam deslocar-se a uma sucursal bancária para fazer o depósito das cobranças diárias após fazer o fecho de caixa.
Como enfrentar o encerramento de agências bancárias
Algumas administrações adotaram medidas para conseguir a inclusão financeira, e vimos também que alguns bancos lançaram carrinhas com serviços bancários móveis à disposição dos cidadãos das localidades mais afetadas.
Na Prosegur Cash estamos conscientes da importância do numerário para o comércio local, para os cidadãos que não dominam a utilização de meios de pagamento alternativos e para as zonas com fraca conectividade.
Por esta razão, como parte do nosso serviço de digitalização de numerário Cash Today, oferecemos um serviço completo gestão de caixa com um cofre inteligente que se encarrega não só de fazer a contagem automática e crédito em conta no próprio dia, mas também da recolha do numerário para que os proprietários de pequenos negócios não tenham de se deslocar ao banco para depositar as receitas.
Isso sim, o proprietário receberá o dinheiro na sua conta em menos de 24h menos antes que passe a carrinha blindada da Prosegur a recolher o dinheiro. Desta maneira, não só evita deslocações ineficientes e pouco práticas às sucursais bancárias, mas também protege o numerário do seu negócio, que fica protegido pelo seguro Prosegur desde o momento em que é inserido no cofre inteligente.
Na Prosegur Cash estamos conscientes de que uma economia não pode funcionar sem numerário e, por isso, concebemos diferentes soluções de numerário que facilitam a sua gestão e garantem a sua segurança.
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