Veículos blindados: o que são e qual a sua importância no transporte de dinheiro

Os veículos blindados são o meio de proteção passiva obrigatório para o transporte de dinheiro líquido nos termos da legislação em vigor.

Os veículos blindados são os meios de proteção passiva obrigatórios para o transporte de fundos, de acordo com a legislação em vigor. É o principal elemento de segurança física em torno do qual se estrutura o sistema operacional, para fazer face a ameaças como o roubo, o furto, as tentativas de ataque ou a fraude.  

As suas características e requisitos estão estabelecidos no Real Decreto 880/1981, de 8 de Maio, sobre a prestação privada de serviços de segurança, na Ordem Ministerial INT/314/2011, de 1 de Fevereiro, sobre as empresas de segurança privada e no resto da regulamentação complementar e derivada. 

Na Prosegur Cash, dispomos de uma frota própria de carrinhas blindadas com os mais modernos sistemas de segurança e comunicação, para as nossas soluções de transporte de valores.

 

Funcionamento dos veículos blindados 

As medidas de segurança dos veículos blindados baseiam-se num plano preventivo e dissuasivo e o seu funcionamento está sujeito ao cumprimento de uma série de ações regulares definidas nos regulamentos e implementadas pelas próprias empresas de segurança: 

  • O funcionamento geral do veículo é controlado diariamente.  

  • Deve existir um plano de percursos específico e horários definidos, bem como percursos alternativos, sempre sob o olhar atento do vigilante responsável pela condução. Qualquer incidente ou alteração deve ser comunicado à sede. 

  • O vigilante encarregado de conduzir o veículo não pode sair do veículo. Os outros dois vigilantes são responsáveis pela carga e descarga, assegurando-lhes a necessária liberdade de movimentos em qualquer altura. 

  • Todos os sistemas de segurança e de comunicação devem ser verificados trimestralmente e os resultados registados nos diários de bordo. Todos os veículos devem ainda possuir uma carta de aptidão que ateste a existência das características exigidas. 

Na Prosegur Cash, também estamos comprometidos com a sustentabilidade e estamos a incorporar progressivamente na nossa frota camiões e veículos blindados híbridos e elétricos que podem ter a categoria ambiental ECO. 

 

Características gerais dos furgões blindados 

Os veículos blindados de transporte de valores e as carrinhas têm uma série de características de segurança específicas: 

  • Blindagem das paredes exteriores e interiores, teto, piso, portas e janelas. Devem resistir a impactos de balas de tipo blindado e de cartuchos de 9 mm de mão. 

  • Sistemas de proteção e de controlo do acesso: as portas de acesso, os depósitos de combustível e os acessos ao motor devem estar equipados com fechaduras eletrónicas ou metálicas. A cabina do condutor deve estar equipada com divisórias de proteção contra incêndios, bem como com sistemas de geo-localização e de deteção de incêndios. 

  • Sistemas de alarme, tanto eletrónicos como mecânicos, que devem ser ativados em caso de assalto ou de entrada não autorizada de qualquer pessoa não autorizada. 

  • Sistemas de comunicação, como rádio, para permitir a comunicação com a central da empresa, intercomunicadores e telefonia móvel. 

  • Sistemas e meios de defesa, como portas de armas laterais e traseiras, armas ligeiras de regulação e espingardas de assalto. 

  • Sistemas adicionais, como estojo de primeiros socorros ou caixa de ferramentas. 

  • Recursos humanos, deve haver um mínimo de três guardas de segurança. Um deles será afetado exclusivamente a tarefas de condução. 

 

Estas medidas podem ser aumentadas com base nos critérios da empresa de segurança privada ou das Forças e Corpos de Segurança do Estado, de acordo com os regulamentos relacionados com o tipo de transporte e a sua perigosidade.

 

Distribuição interna dos veículos blindados 

Os veículos blindados utilizados para o transporte de dinheiro líquido devem, em conformidade com o artigo 32.º da Portaria INT/314/2011, ser divididos em três compartimentos:   

  • Um compartimento dianteiro separado do compartimento central por meio de uma divisória blindada sem acesso. A porta do lado direito do compartimento dianteiro só pode ser aberta a partir do interior e a porta do lado esquerdo deve ser utilizada apenas para o acesso do condutor.  

  • Além disso, a chave com a qual é possível abrir o dispositivo de controlo do fecho interior da porta do condutor deve ser depositada junto da empresa de segurança. O compartimento dianteiro está equipado com sistemas de intercomunicação com o compartimento central e com a sede da empresa. 

  • Um compartimento central separado do compartimento traseiro por uma antepara blindada com uma porta blindada de acesso à zona de carga das entregas. Esta porta está equipada com um sistema de fecho de segurança. Isto significa que esta porta e as portas laterais do veículo não podem ser abertas simultaneamente.  

  • Terá um sistema de intercomunicação com o compartimento dianteiro, protegerá as armas de fogo e terá um sistema de inserção de objetos com uma porta blindada que só pode ser aberta na sede da empresa. 

  • Um compartimento de carga traseiro, que será dividido numa zona de entrega e numa zona de descarga, separadas por uma divisória blindada. Terá uma porta blindada que só pode ser aberta nas zonas de segurança a que o veículo tem acesso.  

Todas estas medidas de segurança garantem efetivamente o transporte mais eficaz de dinheiro.