Sala de imprensa
Prosegur incorpora inteligência artificial para processar os mais de 50.000 contratos que gerencia por ano entre Espanha, Argentina, Brasil e Portugal
Este desenvolvimento representa uma nova etapa alcançada em termos de soluções digitais inovadoras nos departamentos de TI, Jurídico e Compras, no compromisso da Prosegur com a transformação do seu modelo de gestão.
Lisboa, 18 de agosto de 2025.- A Prosegur, empresa líder mundial em soluções de segurança, disponibiliza aos seus funcionários um assistente de inteligência artificial, desenvolvido pelos engenheiros da empresa, que conta com tecnologia de ponta e segura e tem como objetivo ajudar os gestores de compras no ambiente de TIC. O assistente, denominado LexIA, aumenta em quatro vezes as capacidades de análise dos funcionários, reduz o tempo de consulta das condições contratuais de qualquer documento e permite avançar no desenvolvimento de um repertório inteligente onde é possível obter informações rápidas e precisas.
Graças à combinação de algoritmos de inteligência artificial avançada, o assistente LexIA dará suporte aos seus utilizadores na realização de análises de informação e impacto nas mudanças regulatórias e nos negócios; na gestão de scoring dos riscos contratuais e na recomendação para negociar com fornecedores e clientes; sem esquecer a comparação de documentos dessa natureza com o marco regulatório da empresa, além de responder às perguntas genéricas ou específicas que forem necessárias ao longo de todo o processo administrativo.
O LexIA, baseado em processamento de linguagem natural, pesquisa semântica, estruturação de dados, segurança e conformidade regulatória, conta também com a privacidade como elemento diferenciador, uma vez que foi projetado para trabalhar num ambiente seguro para as informações, garantindo a confidencialidade do material gerido.
Além disso, é importante destacar que se trata de uma ferramenta em constante evolução que, numa primeira fase, está disponível em Espanha, Argentina, Brasil e Portugal, abrangendo a gestão administrativa dos mais de 98 000 funcionários da Prosegur nesses mercados e onde são geridos anualmente cerca de 50 000 documentos contratuais. Durante uma segunda fase, ao longo de 2026, o acesso ao LexIA será alargado aos restantes 36 países onde a Prosegur está presente, prestando serviço aos mais de 175 000 funcionários a nível global.
A extensão da utilização desta ferramenta permitirá integrar novas funcionalidades, uma vez que, graças à IA generativa, será possível realizar qualquer tipo de análise e consulta sobre esses documentos em tempo real.
A direção da área de Compras da empresa, responsável pela sua implementação, sublinha que a incorporação do LexIA reforça o seu compromisso com a tecnologia e a Inteligência Artificial, implementando diferentes metodologias e ferramentas para complementar o trabalho dos funcionários e automatizar as atividades mais repetitivas.
Miguel Torres Tavara, diretor global de Transformação e CIO de Prosegur, explica que “A transformação digital que a empresa está a experimentar avança a par da cultura corporativa, melhorando a experiência dos utilizadores e a produtividade das equipas. Mais concretamente, o LexIA permitirá aumentar as capacidades dos funcionários, otimizando o tempo de trabalho que podem dedicar a tarefas com maior valor acrescentado”
Os agentes de inteligência artificial são sistemas automatizados concebidos para realizar tarefas específicas através do processamento de grandes volumes de dados, aprendizagem automática e agilização da tomada de decisões autónomas em tempo real. Estes agentes, como é o caso da LexIA, “podem interagir com os utilizadores e sistemas para facilitar a análise de documentos contratuais complexos, nos quais as cláusulas podem beneficiar o caso de negócio. Por sua vez, o LexIA também nos permite otimizar processos, adaptando-se aos diferentes contextos e necessidades da empresa”, sublinha Miguel Torres.
Este desenvolvimento representa uma nova conquista de soluções digitais inovadoras para os diferentes departamentos, Jurídico, Compras e TI no compromisso da Prosegur com a transformação do seu modelo de gestão baseado na excelência operacional e na melhoria contínua da experiência de trabalho das pessoas. Graças à criação do LexIA, a empresa posiciona-se como uma das primeiras a integrar um assistente com estas características nas suas operações diárias em matéria contratual.