Bienestar Pro360

Lisboa, 26 de abril de 2022 – A Prosegur, empresa de referência mundial no setor da segurança privada, deu mais um passo importante com vista a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores com o lançamento do Pro360, um programa global de bem-estar, destinado aos seus quase 150.000 trabalhadores, espalhados pelos 26 países nos quais a empresa opera.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) consagra a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade". Em linha com esta abordagem, a Prosegur está empenhada em promover um estilo de vida saudável para todos os seus colaboradores, compreendendo o bem-estar com base numa perspetiva holística. Para o efeito, o programa Pro360 centra-se em quatro pilares básicos: bem-estar físico, nutrição, saúde e bem-estar emocional e social.

Como explica Juan Luis Martín, Diretor Global de Recursos Humanos da Prosegur, "os colaboradores são a espinha dorsal da Prosegur, e é por isso que consideramos prioritário contribuir para o seu bem-estar e qualidade de vida. Episódios como os que temos vivido nos últimos anos, especialmente a pandemia de coronavírus, deixaram evidente, de uma forma ainda mais vincada, a necessidade de apoiar as pessoas numa perspetiva de 360 graus e de forma continuada ao longo do tempo. O nosso objetivo é reinventar a rotina diária, e isto é apenas o início”.

Uma perspetiva global e holística sobre o bem-estar

A Prosegur vai pôr em prática de forma regular várias atividades dentro das quatro áreas específicas previstas no programa Pro360 - bem-estar físico, nutrição, saúde e bem-estar emocional e social. O objetivo é motivar e encorajar a participação dos colaboradores e promover hábitos que favoreçam uma vida mais saudável e equilibrada:

- Bem-estar físico: várias atividades serão levadas a cabo nesta área. Em maio, por exemplo, realizar-se-á a primeira edição da Prosegur Digital Race, que terá lugar em simultâneo nos diferentes países onde a Empresa opera. Em resultado desta iniciativa, será lançado o Clube Pro360 RUNNING, com uma classificação dinâmica para todos os colaboradores que praticam este desporto. Está também prevista a organização de torneios locais de diferentes desportos, dependendo de cada país e região.

- Nutrição: entre outras ações, os colaboradores terão acesso a aconselhamento nutricional mensal e a consultas com um nutricionista em formato de "pergunta-resposta". Será também organizado um concurso de cozinha e será criado um livro de receitas Pro360, que incluirá os pratos apresentados pelos vencedores.

- Saúde: com o objetivo de melhorar a saúde dos colaboradores, a Prosegur divulgará materiais informativos relativos a diferentes temas, nomeadamente posturas adequadas, qualidade do sono, aspetos psicossociais e segurança rodoviária, entre outros, bem como promoverá desafios que encorajam a adoção de hábitos saudáveis na vida diária dos colaboradores.

- Bem-estar emocional e social: outro ponto fundamental relativo ao bem-estar é a atenção aos aspetos emocionais e sociais. Entre outras, serão apresentadas várias propostas da Fundação Prosegur, com a qual a empresa trabalha de perto, incluindo atividades culturais e de voluntariado. Além disso, estarão em destaque iniciativas globais e locais relacionadas com a diversidade e igualdade, tais como Empowered Women, que promove o talento feminino, e diferentes ações centradas no compromisso pela  preservação ambiental.