ESPECIAL JUNIOR

 

As crianças e jovens podem também ser vítimas de acidentes ou crimes. Alguns estudos mostram que os mais novos são mais frequentemente vítimas de crimes do que as pessoas mais velhas, pelo que se torna aconselhável que tenham em atenção algumas regras básicas para a sua segurança no dia-a-dia. 

Nos bebés e crianças, nunca é demasiado cedo para tomar medidas de segurança em casa, a fim de os proteger. Quando um bebé começa a gatinhar ou uma criança a andar, existem múltiplos perigos, sendo por isso necessário tomar algumas precauções. 

Siga as nossas dicas e garanta a proteção e segurança dos mais novos. 


BEBÉS E CRIANÇAS

- Adquira um berço seguro. A separação das barras não deverá exceder os 6 cm. O colchão dever ser rígido e ajustar-se perfeitamente às laterais do berço. 

- Retire as almofadas e brinquedos do berço pois poderão obstruir-lhe a respiração ou servir como degrau para trepar para fora do berço.

- Mantenha o berço afastado de cabos elétricos, tomadas ou janelas onde o bebé possa chegar.

- Durante o primeiro ano de vida deite o bebé com a boca para cima ou de lado com a parte inferior do braço para a frente, evitando que role sobre a sua barriga. 

- Não deite o bebé em superfícies macias como sofás ou camas de água que lhes possam impeder de respirar ou permitir-lhes afundarem-se nelas. 

- Elimine das divisões e brinquedos qualquer cordão que se possa enrolar à volta do pescoço do bebé (ex: cordões das cortinas ou chupetas). 

- Antes de dar banho ao bebé, verifique a temperatura da água com um termómetro de modo a que não exceda os 37 ºC. 

- Não deixe o bebé sozinho num local alto, mantenha-se sempre por perto e coloque uma mão sobre ele. 

- Proteja as quinas das mesas e dos móveis.

- Instale grades no início e final das escadas para evitar que as crianças acedam às mesmas, tendo atenção para que os espaços entre as ripas ou barras sejam suficientemente pequenos para que as crianças não introduzam a cabeça.

- Mantenha as portas de passagem para a cozinha, casas de banho, etc. fechadas ou travadas por batentes, evitando assim que as crianças se entalem ao tentar abri-las ou fechá-las. 

- Instale dispositivos anti-abertura nos armários e gavetas que contenham objetos perigosos como facas, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, etc. 

- Mantenha os alimentos e as bebidas quentes fora do alcance das crianças. 

- Os brinquedos devem ser adequados à idade das crianças. 

- Remova as embalagens de plástico, fitas ou borrachas dos brinquedos de forma a evitar riscos.

- Guarde os brinquedos num caixote ou arca sem tampa. 

- Mantenha as plantas fora do alcance das crianças, pois algumas delas podem ser tóxicas. 

- Mantenha fechadas com um dispositivo de segurança as janelas que sejam acessíveis às crianças.

- Coloque as cadeiras e outros móveis longe das janelas de modo a que as crianças não possam subir e chegar às janelas.  

- Feche as portas principais da habitação, evitando assim que as crianças saiam para o exterior. 

- Evite correntes de ar que possam fazer com que as portas se fechem de forma violenta, colocando cunhas na parte interior das portas ou batentes. 

- Mantenha a calma.

- Contacte de imediato o CIAV - Centro de Informação Antivenenos ligando o 808 250 143.

 

- Vigie sempre as crianças e não se distraia com outro tipo de atividades. 

- Feche o perímetro da piscina com uma cerca de pelo menos 
1,50 m de altura. 

- Retire sempre toda a cobertura da piscina. As crianças poderão ficar presas e afogar-se se apenas tiver sido retirada metade.

- Complemente a seguraça da sua piscine com equipamentos de salvamento, como uma bóia circular e uma corda aderente. Lembre-se que estes não substituem a vigilância de um adulto. 

- As crianças deverão utilizar elementos de retenção homologados e adequados ao seu peso e estatura até alcançarem os 36 Kg de peso ou 1,50 m de altura. 

- Não utilize o mesmo cinto de segurança para proteger duas crianças ou uma criança e um adulto. 

- As crianças não devem ser transportadas ao colo, uma travagem ou embate apenas a 60 km/h tornará praticamente impossível segurá-la e protegê-la. 

- Não coloque objetos pesados ou de grandes dimensões na chapeleira do carro, pois poderão dificultar a visibilidade ao condutor e no caso de uma travagem poderão cair sobre as crianças. 

- Quando viajar com crianças mantenha as janelas sempre fechadas, evitando assim que se debrucem ou que atirem objetos pela janela, podendo causar um acidente. 

- A saída do veículo, tanto de crianças como de adultos, deverá fazer-se sempre pela porta mais próxima do passeio. 

- Antes de colocar o veículo a trabalhar, verifique se os fechos de segurança estão ativados. 

- Ao andarem de bicicleta, trotinete ou patins as crianças deverão usar sempre capacete. No caso dos patins deverão usar ainda joelheiras, cotoveleiras e proteções para os pulsos.

JOVENS

- Avisa sempre alguém da tua família que estás sozinho em casa.

- Caso toquem à campainha ou batam à porta nunca abras a porta. Os teus familiares avisar-te-ão se forem a tua casa e os teus pais têm chave.

- Não digas ao telefone ou na rua que estás ou vais ficar sozinho em casa.

- Se pedirem por telefone ou por intercomunicador para falar com o teu pai ou mãe, diz-lhes que de momento estão ocupados e que não podem falar (estão a tomar banho, por exemplo).

- Tem sempre à mão os números de telefone de familiares ou amigos a quem possas telefonar em caso de receio. Em caso de emergência liga o 112. 

- Evita circular por ruas pouco movimentadas ou isoladas, becos ou descampados sem a companhia de um familiar ou amigo adulto.

- Antes de saíres de casa, informa sempre alguém da tua confiança sobre para onde vais e qual o caminho que vais utilizar.

- Quando caminhares a pé, utiliza sempre percursos que facilmente identificas.

- Caso vejas alguém que não te inspira confiança, muda de passeio e circula do outro lado da estrada.

- Não aceites boleias de desconhecidos.

- Evita carros parados junto ao passeio, com o motor em funcionamento e condutor no seu interior.

- Se um carro parar junte a ti, muda de direção no cruzamento mais próximo, pois serás sempre mais rápido a mudar de direção e a procurares um lugar seguro.

- Mantém as chaves de casa sempre à mão, poderás ter de usá-las em caso de urgência.

- Se caminhares com auscultadores, utiliza preferencialmente os mais pequenos e escuros e evita colocar a música muito alta, pois isso pode abstrair-se dos sons envolventes e colocar-te em perigo.

- Atravessa a rua sempre na passadeira, olhando para ambos os lados e apenas quando o semáforo estiver verde para os peões. Espera sempre que os veículos travem antes de atravessares.

 

 

- Evita paragens ou estações desertas. 

- Escolhe os autocarros, metros ou comboios que transportem mais pessoas e amigos teus.

- Tenta sentar-te o mais próximo possível do condutor ou maquinista. 

- Se alguém se sentar ao teu lado e isso te causar desconforto, muda de lugar. 

- Previne-te sempre contra os carteiristas. 

- Transporta o telemóvel separado dos restantes objetos pessoais, para o caso de o teres de utilizar rapidamente. 

- Evita mostrar ou manusear os teus objetos (ex: telemóvel, PSP, leitor MP3) em ambientes abertos e longe dos teus amigos ou familiares. 

- Na sala de aula, não coloques a mochila ou casaco nas costas das cadeiras pois facilitarás o acesso aos teus objetos pessoais, coloca-os antes no chão junto a ti. 

- Caso sejas assaltado não ofereças resistência. 

- Opta por um telemóvel simples, discreto e barato para levares para a escolar ou quando fores passear com os teus amigos.

- Anota sempre o IMEI do teu telemóvel (numeração de 15 dígitos identificativa do equipamento) num dos teus cadernos da escola.

Descobre o IMEI do teu telemóvel carregando em *#06#. Em caso de roubo é mais fácil identificar o telemóvel e caso seja encontrado é mais simples para o descobrires em http://perdidoseachados.mai.gov.pt/.

- Caso o teu telemóvel seja roubado, avisa de imediato a PSP. O número de emergência europeu 112 pode ser marcado de forma gratuita em qualquer telefone público.

- Ensina os teus pais a enviarem e a receberem SMS. Isso torna mais simples a vossa comunicação e evita que te distraias com telefonemas.

- Coloca o teu telemóvel em modo de vibração. Assim, quando este tocar, poderás ver se tens condições de segurança para atenderes. 

- Se tens mais de 16 anos e fores encontrado na posse de droga, poderás ser detido pela PSP, acusado em tribunal e receber uma sentença criminal que influenciará o teu futuro.

- Nunca transportes ou segures droga de algum conhecido (os teus amigos não consomem drogas e se o fizerem não te colocam em risco).

- A forma mais eficaz de evitares problemas com álcool ou drogas é não consumindo.

- Nunca aceites bebidas de alguém que não conheças. 

- Não transportes armas ou facas (consideradas em Portugal armas brancas) pois podes ser detido.

- As armas que transportares poderão ser usadas contra si. 

- Podes ser vítima de bullying através de várias formas: fazer uso de alcunhas difamatórias, agressões físicas, empurrões, esperas à porta, etc. 

- O bullying pode ocorrer por exemplo face à tua idade, dificuldades motoras, religião, sexo, raça ou orientação sexual. 

- Caso estejas a ser vítima de bullying ou se conheces alguém que esteja a ser, ganha coragem e conta a um familiar, amigo, professor, polícia ou a alguém da tua confiança o que se está a passar, pois precisas de ajuda.