Sala de imprensa
Tecnologia, inteligência artificial e soluções personalizadas para proteger as casas durante a Páscoa
De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), Portugal registou 6.533 assaltos a habitações entre 1 de janeiro e 30 de novembro de 2024. Estes dados reforçam a importância da adoção de medidas de segurança doméstica, especialmente em períodos de férias como a Páscoa, que são considerados de alto risco devido ao período prolongado passado fora de casa, mas com soluções inovadoras em serviços de alarme monitorizado - como monitorização 24 horas e câmaras com IA, resposta imediata e tecnologia de ponta-as pessoas podem proteger eficazmente as suas casas e empresas.

Lisboa, 11 abril de 2025.- De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), Portugal registou 6.533 assaltos a habitações entre 1 de janeiro e 30 de novembro de 2024. Estes dados reforçam a importância da adoção de medidas de segurança doméstica, especialmente em períodos de férias como a Páscoa, que são considerados de alto risco devido ao período prolongado passado fora de casa, mas com soluções inovadoras em serviços de alarme monitorizado - como monitorização 24 horas e câmaras com IA, resposta imediata e tecnologia de ponta-as pessoas podem proteger eficazmente as suas casas e empresas.
Ter um sistema de alarme ligado a uma central: a tecnologia é atualmente o melhor aliado das pessoas e das empresas. Os sistemas ligados a uma central permitem-lhe ter a tranquilidade de saber que os especialistas estão sempre atentos a qualquer alerta ou tentativa de intrusão. A Prosegur Alarms garante a máxima proteção, tanto para residências como para empresas, com uma resposta imediata a qualquer alerta que inclui a notificação da polícia e o envio de um Vigilante Premium ® para prestar assistência. O sistema foi também concebido com tecnologia avançada para evitar intrusões, inibições de sinais e sabotagens, garantindo a proteção do imóvel mesmo em caso de corte de energia.
- Utilização de aplicações de monitorização de segurança à distância: as aplicações que oferecem serviços de alarme monitorizado, como a APP Prosegur Smart, permitem visualizar em tempo real o que está a acontecer em casa ou na empresa a partir de qualquer lugar, receber alertas instantâneos e gerir o alarme à distância (ativar, desativar ou programar). Esta aplicação inovadora, ligada a uma Central de Segurança 24h, garante uma monitorização constante 24 horas por dia, 365 dias por ano.
- Placas dissuasoras e sistemas de iluminação automatizados: a instalação de placas no exterior do Imóvel, com a indicação de que este se encontra protegido por uma empresa de segurança, alerta os intrusos e gera um efeito dissuasor nos criminosos, sobretudo devido aos múltiplos sistemas de proteção. Além disso, é aconselhável instalar temporizadores para acender e apagar as luzes em diferentes zonas, o que simula a presença de pessoas e dificulta a identificação de uma casa ou empresa desocupada por parte dos criminosos.
- Proteção fora de casa com sistemas de segurança para deslocações: quando se desfruta de uma viagem, é aconselhável garantir a segurança das mesmas. Alguns sistemas de segurança modernos oferecem uma proteção adicional para quem está em deslocações. Funcionalidades como o serviço “ContiGo” da Prosegur Alarms permitem que as pessoas disponham de um botão SOS que ativa a localização da pessoa e a câmara do telemóvel e, se necessário, é iniciado o protocolo de segurança, notificando a polícia; bem como a função de contagem decrescente, que permite ao utilizador estabelecer uma hora prevista de chegada ao destino e, se a chegada não for confirmada no final do tempo estabelecido, é automaticamente ativado um protocolo de emergência.
- Proteger os objetos de valor: em locais com muita gente, como as procissões da Páscoa, é aconselhável não guardar objetos de valor em locais visíveis ou de fácil acesso. Se possível, é aconselhável ter um cofre ou um local secreto, o que lhe dará maior tranquilidade enquanto estiver fora de casa ou da empresa.
Ao seguir estas recomendações simples, pode ter a certeza de que reduzirá significativamente qualquer risco e desfrutará da Páscoa com toda a tranquilidade, sabendo que os seus bens e entes queridos estão sempre protegidos.