O Grupo Prosegur renova o seu plano de compensação de emissões com o apoio ao projeto REDD + Selva Matavén na Colômbia

Lisboa, 7 de abril 2025.- A Prosegur, empresa espanhola líder no setor da segurança privada, e a Prosegur Cash, a sua unidade de negócio especializada em transporte de valores e gestão integrada do ciclo do numerário, renovam o seu plano de compensação de emissões com a aquisição de Créditos de Carbono para apoiar o projeto REDD+ Selva Matavén na Colômbia. Uma iniciativa destinada a promover a mitigação e a adaptação às alterações climáticas, a conservação dos ecossistemas, das florestas locais e a manutenção da biodiversidade, contribuindo para o desenvolvimento social e económico de zonas remotas da Colômbia.

O plano de compensação de emissões de CO2 do Grupo Prosegur é um projeto que teve inicio em 2021, e que, pela sua dimensão e objetivos, é pioneiro no setor. Com o seu desenvolvimento, a empresa consegue atualmente a compensação de emissões de CO2 equivalentes às que são geradas pelas suas operações na Europa, América Central e América do Norte.

Este ano, a Prosegur e a Prosegur Cash concentrarão os seus esforços no apoio ao projeto REDD+ Resguardo Indígena Unificado - Selva de Matavén (REDD+ RIU-SM), que visa desenvolver um processo de restauração participativa para conseguir estabelecer um sistema de gestão integrada das florestas e terras da reserva, com o objetivo de garantir a sua sustentabilidade e mitigar as ameaças à sua conservação. Esta área é uma região importante pela sua abundante biodiversidade devido à diversidade de paisagens e habitats frequentados por aproximadamente 16.000 povos indígenas.

O Reservatório Selva de Matavén é uma região do nordeste do departamento de Vichada, na Colômbia. Com uma superfície de 1.849.613 hectares, é a última zona de transição bem conservada do país, situada entre as savanas do Orinoco e a Amazónia colombiana. É um santuário da biodiversidade e um baluarte da cultura indígena.

A iniciativa REDD+ Selva Matavén tem seis programas especiais que respondem às necessidades da comunidade indígena e têm como objetivo gerar um impacto positivo tangível. No eixo ambiental, o projeto ajudará a proteger 1.150.212 hectares de florestas naturais, mais de 800 terrenos fluviais, cerca de 120 espécies de plantas e 249 espécies de aves. No que diz respeito ao eixo humano, graças ao REDD+ Selva Matavén, serão realizadas ações para promover as condições de educação de mais de 9.800 jovens e crianças, serão desenvolvidas diversas atividades para que 1.233 anciãos possam compartilhar seus conhecimentos sobre medicina tradicional e história da comunidade, e serão implementados 270 projetos para garantir a segurança alimentar das comunidades indígenas.

Tudo isto, impulsiona o crescimento sustentável de 350 comunidades de seis etnias indígenas. Nas palavras de Juan Ignacio de Guzman, Diretor Global de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Prosegur, “o plano de compensação de emissões da Prosegur e da Prosegur Cash, já na sua quinta edição, reflete o nosso compromisso com o meio ambiente e a transformação para uma sociedade global sustentável. Além disso, nesta ocasião, quisemos ir mais longe, apoiando um projeto socioambiental com um impacto positivo no ambiente das comunidades indígenas, reafirmando o nosso compromisso com os povos indígenas dos países em que operamos”.

O plano de compensação é uma das diferentes iniciativas que o Grupo Prosegur está a desenvolver em termos de sustentabilidade e que estão integradas no Plano Diretor de Sustentabilidade. Este plano estratégico assenta em vários pilares fundamentais de trabalho: ambiente; pessoas; trabalho seguro; ética, transparência e governação.