Inteligência artificial e novos produtos são a grande aposta da estratégia da prosegur até 2030

Lisboa, 27 de novembro de 2023 -: A Inteligência Artificial (IA) e o desenvolvimento de Novos Produtos serão os pilares centrais da estratégia da Prosegur para o futuro. Esta foi uma das conclusões destacadas na sexta edição da Jornada de Inovação da empresa, que estabeleceu como objetivo que, até 2030, 50% das suas vendas sejam provenientes de novos produtos, demonstrando a sua ambição de crescer através da inovação tecnológica e de serviços.


O ano de 2023 foi crucial para o grupo, tendo integrado a IA em todas as suas linhas de negócio, o que melhorou a eficiência operacional e enriqueceu a gama de produtos e serviços. O investimento tecnológico impulsionou o desenvolvimento de produtos inovadores, diversificando as linhas de negócio e alargando o alcance do mercado. Neste sentido, Maite Rodríguez, diretora financeira da Prosegur, sublinha que o investimento em tecnologia é fundamental para a estratégia de crescimento e desenvolvimento da empresa.


Inovação e liderança nas cinco principais linhas de negócio da Prosegur


Na Prosegur Security, a divisão da Prosegur que oferece soluções de segurança física e eletrónica, mais de 32% dos clientes já beneficiam de soluções avançadas de segurança híbrida. Fernando Abos, CEO da Prosegur Security, sublinha a importância de combinar a tecnologia e o fator humano para responder às necessidades dos clientes. A Prosegur conta atualmente com 14 centros de operações globais interconectados. Os iSOCs são o elemento central da sua estratégia de segurança híbrida, simbolizando a união perfeita entre pessoas, tecnologia avançada, incluindo IA e dados. Estes centros são uma referência de inovação no setor e estão a impulsionar o crescimento do negócio em todas as geografias. 


Na Prosegur Cash, a adesão aos Novos Produtos tem crescido, impulsionando o desenvolvimento em áreas como o câmbio de moeda (Forex) ou as máquinas de automatização de numerário (Cash Today). José Antonio Lasanta, CEO da Prosegur Cash, destaca esta expansão como um elemento-chave para o sucesso do negócio. Além disso, o anúncio de um novo crypto bunker no Brasil marca um passo significativo na sua expansão internacional. No que diz respeito à Inteligência Artificial, José Lasanta sublinha que “a sua integração é prioritária para os próximos meses, com o objetivo de otimizar a eficiência operacional”.


Na área dos Alarmes, a integração da Inteligência Artificial reforçou a eficiência e a eficácia dos sistemas. Javier Cabrerizo, CEO da Prosegur Alarms, destaca como “a Inteligência Artificial já está a ser utilizada nos modelos de antecipação do comportamento dos clientes, o que se traduz numa redução das taxas de cancelamento (Churn rate), bem como na plataforma de gestão de vídeo e imagem, que melhora a proteção e o controlo do lar. Além disso, estão a ser implementadas iniciativas para melhorar os níveis de serviço ao cliente no Call Center e no Centro de Segurança 24hs (CS24)”.


Por sua vez, Jaime Ron, CEO da Prosegur Tech, estrutura que agrupa a Cipher, divisão de cibersegurança do Grupo, e a AVOS Tech, unidade de BPO (Business Process Outsourcing), afirma que “a inovação é um pilar fundamental em todas as atividades da Prosegur. A empresa não só adota as últimas tecnologias, como as incorpora no centro da sua estratégia de negócio. A Prosegur posiciona-se assim como um líder atual, mas também como um arquiteto do futuro em matéria de segurança e tecnologia, centrando-se na inovação, na proteção integral e no bem-estar dos clientes”.


María Fernández de Córdoba, CEO da AVOS Tech, detalha a forma como estão a evoluir para uma plataforma de serviços e soluções de valor "as a Service", focando-se em soluções integrais para a indústria de serviços financeiros e seguros, entre outras. "Essa transição inclui a integração de Inteligência Artificial generativa no nosso software próprio e a conexão desses produtos com plataformas de serviços BPaaS (Business Process as a Service)."


A Cipher tem-se destacado com o desenvolvimento da xMDR, uma solução baseada em IA que se adapta às necessidades específicas de cada cliente. David Fernández Granado, Diretor Geral da empresa, apresenta um exemplo prático da eficácia do xMDR: numa semana, foram filtrados 12.000 alertas para um cliente, identificando 120 incidentes reais e eliminando 99% dos alertas irrelevantes.


Com um olhar no futuro, a Prosegur continua a liderar a convergência entre segurança, tecnologia e inovação. "Cada nova solução que desenvolvemos aproxima-nos de um futuro em que a segurança e a tecnologia avançam lado a lado para criar um ambiente mais seguro e conectado", conclui a empresa.