Sala de imprensa
Cipher melhora a Inteligência Artificial generativa da sua plataforma de cibersegurança xMDR com o objetivo de crescer nos eua e de se consolidar na américa latina
A incorporação de novas tecnologias avançadas na plataforma xMDR reforçam a deteção e a resposta em tempo real das ciberameaças emergentes.

Lisboa, 6 de fevereiro de 2025.- Cipher, a divisão de cibersegurança do Grupo Prosegur, melhora as capacidades da sua plataforma de serviços de cibersegurança (xMDR) ao incorporar novas tecnologias avançadas baseadas em big data e atualiza o anterior modelo de inteligência artificial para melhorar os processos de atuação contra possíveis ciberameaças.
Com esta atualização, a Cipher oferece às empresas uma plataforma de cibersegurança mais robusta, eficiente e fácil de utilizar, que otimiza a deteção, análise e resposta a ameaças, melhorando simultaneamente a qualidade da informação e simplificando a gestão de serviços através de tecnologia avançada e de uma abordagem centrada no utilizador. Com estas inovações, a empresa reforça o seu compromisso de fornecer soluções tecnológicas líder que simplificam e reforçam a segurança digital dos seus clientes num ambiente cada vez mais complexo.
Luís Martins, Diretor-Geral da Cipher, explica que, "num contexto em que os ciberataques estão a tornar-se cada vez mais sofisticados e frequentes, a atualização da nossa plataforma xMDR é crucial para proporcionar aos nossos clientes uma maior amplitude, agilidade e precisão na deteção de ameaças, como, por exemplo, nas cadeias de abastecimento. Na Cipher, estamos comprometidos com a inovação constante para fornecer ferramentas que ajudem nossos clientes a ficar um passo à frente dos cibercriminosos".
Uma renovação total para uma gestão mais rápida e eficaz das ciberameaças
A atualização da xMDR inclui uma interface completamente renovada e melhorias na arquitetura da plataforma, permitindo uma gestão mais intuitiva e rápida das investigações e dos fluxos de trabalho, graças a alterações no frontend e no backend. Além disso, as principais capacidades de visualização da informação, como o rastreio de ataques Mitre Attack Flow e a visualização de gráficos relacionais, entre outras, foram otimizadas, proporcionando aos utilizadores um maior nível de detalhe e clareza.
As principais melhorias da plataforma Cipher incluem a melhoria da precisão e da eficiência dos processos através da atualização do modelo de inteligência artificial existente, enriquecendo as capacidades de deteção e criação de perfis de adversários. Os ativos do portal são geridos como entidades mais completas, especialmente as informações de identidade, o que melhora as capacidades de resposta com novos fluxos de dados.
Além disso, a atualização é caracterizada por uma abordagem backend em microsserviços e endpoints, otimizando a sua segurança, resiliência e escalabilidade na nuvem. Esta transformação permite paralelizar processos e melhorar os mecanismos de controlo, auditoria e registo, tanto a nível interno como na gestão da informação do portal.
Foram também incorporados numerosos motores de deteção com o objetivo de continuar a cobrir as tecnologias que os clientes já têm implementadas, facilitando ligações simples através de API, mantendo a centralização e a segurança com acesso de privilégio mínimo. Finalmente, no âmbito do hunting, a atualização da plataforma xMDR introduz novas classificações de serviços e regras de deteção, aumentando a sua quantidade, qualidade e idiomas suportados para oferecer um melhor serviço aos clientes.