ESG Principal r

Lisboa, 2 de junho de 2022. A Prosegur renova o seu plano de compensação de emissões, iniciado em 2021, apoiando o projeto do Parque Eólico de Punta Palmeras no Chile, que tem capacidade para produzir energia limpa para cerca de 60.000 habitações. A produção deste parque eólico evita a emissão para a atmosfera de 119.000 toneladas de CO2 em centrais térmicas a carvão e a importação de cerca de 215.000 barris de petróleo para gerar a mesma energia.

Com esta iniciativa, que através da sua escala e objetivos é pioneira no setor, a empresa consegue compensar o equivalente às emissões de CO2 geradas pelas suas operações na Europa. Desta forma, a Prosegur e a Prosegur Cash reafirmam o seu compromisso com a sustentabilidade, uma área crucial para a empresa, que tem entre os seus objetivos fazer do mundo um lugar mais justo, mais igualitário, mais verde e mais resiliente.

Neste sentido, Antonio Rubio, secretário-geral da Prosegur, salienta que “a Empresa integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas na sua estratégia, através da transformação dos seus negócios e de uma maior eficiência em todas as suas operações e atividades. Mas na Prosegur queremos dar um passo em frente, já que vemos nesta área uma oportunidade de crescimento, diálogo e diferenciação competitiva para apoiar a transformação no sentido de uma sociedade global sustentável. Por isso, aderimos ao The Climate Pledge, no qual participam outras grandes empresas, e que visa atingir a neutralidade de carbono em 2040, dez anos antes do estipulado no Acordo de Paris”.

O Plano de compensação é uma das diversas iniciativas em que a Prosegur se encontra a trabalhar em termos de sustentabilidade e que estão integradas no âmbito do Plano Diretor de Sustentabilidade. Esta estratégia sustenta-se em quatro pilares fundamentais do trabalho: meio ambiente, pessoas, segurança no trabalho, bem como ética, transparência e governação.

Dentro deste contexto ambiental, estabelecem-se diferentes iniciativas para avançar na redução de emissões. Como, por exemplo, a eficiência energética, a energia verde, a economia circular ou a mobilidade sustentável. Destacam-se também alguns projetos específicos como a instalação de painéis fotovoltaicos nas sucursais da Prosegur Cash no Brasil, que já geram 70% do consumo anual de energia com energia solar auto-gerada; o projeto de iluminação eficiente para reduzir 5% do consumo total de energia; ou a criação de um projeto inovador para desenvolver um camião blindado que possa ser alimentado por combustíveis alternativos, entre outros.

Dentro do mesmo âmbito, a Prosegur e a Prosegur Cash estabeleceram o objetivo de que o seu consumo de energia provenha de fontes renováveis. Algo que a empresa já atingiu em Espanha, onde obteve o certificado de fonte de energia 100% renovável.